Mas então eu vi uma reportagem na Revista Veja sobre o poder do perdão.
A capa da revista é essa:
Então pensei que é realmente uma sensação de liberdade, que as vezes você se sente tão leve, tão livre, que nem sabe descrever como é exatamente.
Fui ler a matéria. Na verdade, dei apenas uma olhada rápida!! Sim, eu não li a matéria toda, mas encontrei um quadro interessante na 4ª página da matéria (pg 131 da revista)
Lá afirma que perdoar é coisa nova, e mostra momentos da História e o pensamento de algumas religiões a respeito do tema.
Bom, meu olho logo bateu no "Velho Testamento" onde diz o seguinte:
"José enriquece (Gênesis, capítulo 50) e seus irmãos, que o haviam vendido como escravo no Egito, pedem perdão, mas sem rever sua culpa e apenas para escapar às punições"
Resolvi ler mais uma vez essa passagem bíblica. (Capitulo 50)
E de fato os irmão de José pedem perdão ACHANDO que josé lhes faria algum mal, mas eles se colocam em posição de servos. Eles se humilham. Me corrijam se eu estiver errada, mas acredito que se humilhar é uma forma de demonstrar arrependimento.
José os agradece porque se os irmão não tivessem vendido ele como escravo, estariam morrendo de fome. Não só eles mas o Egito também. Pra quem não sabe, leiam o capítulo 41 onde José interpreta o sonho do Faraó. Sete anos de fartura e sete anos de miséria. José então deu a solução. Economiza nos sete anos de fartura para ter o que comer nos sete anos de miséria. Simples de entender não?
"E todas as terras vinham ao Egito, para comprar de José, porquanto a fome prevaleceu em todas as terras." Genesis 41. 57
Me pergunto porque justamente essa passagem, já que tem inúmeras outras principalmente no Velho Testamento... Enfim, mais um erro de quem não conhece a história. Mas não foi exatamente isso que me chamou a atenção. Foi um comentário abaixo do "Velho Testamento".
"Novo Testamento: Jesus, nos Evangelhos, manda perdoar a pedir perdão a Deus, que arbitra se concede ou não essa dádiva."
Não pude evitar de rir... Como pode existir tantos erros em tão poucas palavras?
1° Jesus não manda. Ele mostra.
2° Não é perdoar e pedir perdão a Deus. É perdoar e pedir perdão pra aquela pessoa que você magoou. E isso inclui Deus.
3° Deus não arbitra SE concede ou não.
Jesus nos mostrou o melhor jeito de ter uma vida tranquila. Isso significa sim que o cristão pensa que o mundo é um mar de rosas. É uma delícia sentir o aroma das rosas, mas não é sempre que você consegue pegar em uma rosa sem se machucar com os espinhos. É esse cheiro agradável que permite ao cristão continuar nesse "mar de rosas"!
Sei que a intenção não foi dizer que Deus precisa de perdão. Mas uma revista como a Veja não pode se permitir cometer esse tipo de erro. Quando agente faz algo que sabemos que é errado, nós nos humilhamos e pedimos perdão a Deus. E Ele perdoa e esquece o que você fez de ruim.
Mesmo perdoando, nós não esquecemos do que aconteceu e sempre recorremos a essas memórias quando precisamos.
"E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores" Mateus 6.12
Como perdoamos aos nossos devedores. Precisa de alguma explicação? Você é capaz de perdoar!?
Se você já foi perdoado, você é capaz de perdoar. Por que só podemos dar aquilo que recebemos.
Se não recebemos amor, não podemos amar. Se não recebemos perdão, não podemos perdoar.
Mas Deus nos perdoa e nos ama. Somos capazes de amar e perdoar.
A matemática é simples!!
Fiquem com Deus!!
"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna." João 3.16



